segunda-feira, 27 de agosto de 2012

BUSCANDO A PERFEIÇÃO


“...Todos eles mestres...” ( I Crônicas25.7)
E era o número deles, juntamente com seus irmãos instruídos no canto ao SENHOR, todos eles mestres, duzentos e oitenta e oito.
1 Crônicas 25:7

Em algumas versões diz: Todos capazes e preparados para o ministério
“Os músicos tinha quem ser levitas que tivessem sido treinados a fim de poderem alcançar um nível de maestria profissional para que fossem inteiramente admitidos no coro levítico e antes dessa admissão  o candidato tinha que passar por um aprendizado de cinco anos”.Algumas fontes judaicas afirmam que este treinamento pode ter sido mais longo,Para uma pessoa atingir o nível de mestre precisa de um período enorme de estudo e aperfeiçoamento e este é um principio aqui considerado:  

1-Aperfeiçoamento.
As escolas de profetas, inauguradas pelo profeta Samuel, davam considerável atenção ao estudo da música, como podemos deduzir da palavra  no primeiro livro do profeta Samuel “ ...Entretanto, na cidade encontrarás um grupo de profetas que descem do alto, precedidos de saltérios, e tambores, e flautas, e harpas,e  eles estarão profetizando” ( I Samuel 10.5)
Não podemos  perder essa essência. Temos que restaurar essa essência  e adorar com excelência.

2- Tocar bem
Em Salmos 33.3 diz: Cantai-lhe um cântico novo; tocai bem e com júbilo. Um cântico novo fala da criatividade, do novo de Deus, que a cada dia nos é acrescentado ( Não preciso virar cover de quem quer que seja para apresentar algo “ novo” ao meu Deus).
Tocar bem fala da arte,de técnica,de  qualidade no que se faz, que depende da ajuda de Deus, mas também das minhas horas de estudo.Preciso entender de harmonia, de acordes, estudar canto,enfim, preparar-me o melhor possível  para oferecer o melhor a Deus quando ministro na sua presença.Quando Davi foi lembrado para ir tocar perante o rei Saul, descreveram-no como alguém “ que sabe tocar bem”
Então disse Saul aos seus servos: Buscai-me, pois, um homem que toque bem, e 
trazei-mo.
Então respondeu um dos moços, e disse: Eis que tenho visto a um filho de Jessé, o belemita, que sabe tocar e é valente e vigoroso, e homem de guerra, e prudente em palavras, e de gentil presença; o SENHOR é com ele. (I Samuel 16.17,18)

3- Ser exemplo
Temos que ser exemplo. Durante a entrada da arca em Jerusalém, aparece em (I Crônicas 15:22) Um homem chamado Quenanias que era o chefe dos levitas, músicos, e a Bíblia afirma que ele era o encarregado de dirigir o canto porque era perito nisso.  “E Quenanias, chefe dos levitas, tinha o encargo de dirigir o canto; ensinava-os a entoá-lo, porque era competente para isso.(I Crônicas 15:22).
Que possamos ser peritos, instruídos no canto do Senhor.Nós ministros de musica precisamos ser os primeiros para influenciarmos os outros.
Para se aperfeiçoar, buscar a perfeição, é fundamental investir,não somente no material( equipamento de som, instrumentos), mas também em pessoas, gente.Dentre os dois se houver uma necessidade de escolha, escolham as pessoas, pois elas são a igreja,o verdadeiro templo de Deus.

-4 Investimento
Líderes, invistam corretamente, não tenham receio de correr risco, o risco é necessário.
O grande consolo sobre esse aperfeiçoamento é a garantia de que Deus tem um compromisso conosco de nos aperfeiçoar: E o Deus de toda a graça, que em Cristo Jesus vos chamou à sua eterna glória, depois de haverdes padecido um pouco, ele mesmo vos aperfeiçoará, confirmará, fortificará e fortalecerá. (I Pedro 5:10)
Sendo, pois, Abrão da idade de noventa e nove anos, apareceu o SENHOR a Abrão, e disse-lhe: Eu sou o Deus Todo-Poderoso, anda em minha presença e sê perfeito.
Gênesis 17:1

Sede vós pois perfeitos, como é perfeito o vosso Pai que está nos céus. (Mateus 5:48)
Temos ou não temos que nos aperfeiçoar naquilo que somos e naquilo que nos propormos fazer para Deus? Músicos  busquem o aperfeiçoamento, invistam o seu tempo e o seu dinheiro.Não esperem tudo “cair do céu”.É certo que o maná veio do céu, mas o diabo também veio de lá.Mais uma coisa as oportunidades passam, e algumas não voltam  jamais.Dediquem-se ao Senhor, busquem a perfeição.Ele merece o melhor.Mais uma vez digo: “louvai ao Senhor conforme a excelência de sua grandeza 
( Salmos 150.2) 
Por: Elaine Meireles
Fonte do Texto Bíblia Sagrada, Livro Ministério de Música na igreja e matéria com Gerson Ortega
Fonte da imagem: Google 


Nenhum comentário:

Postar um comentário