quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Tessitura vocal, Extensão vocal e Registro

Na música, tessitura refere-se ao conjunto de notas usadas por um determinado instrumento musical, com a qualidade necessária à sua execução. No caso da voz humana, refere-se ao conjunto de notas que um cantor consegue articular sem esforço de modo a que o timbre saia com a qualidade necessária. A tessitura tem, portanto, uma abrangência menor que a extensão. Enquanto que a extensão representa todas as notas fisicamente realizáveis, a tessitura refere-se às notas mais frequentemente utilizáveis.

Em termos de grafia, a tessitura representa-se pelas notas mais grave e mais aguda ligadas por um hifen, com a indicação numérica da oitava a que pertencem. Exemplo: Dó2 – Dó4.

Por vezes, numa partitura para coro ou voz solista, indica-se a nota mais grave e a nota mais aguda das partes vocais, a que se dá o nome de âmbito.

Em música, “registo (português europeu) ou registro (português brasileiro)” pode ter vários significados:
É o nome dado a cada uma das partes da extensão de determinado instrumento ou peça musical (por ex.: registo grave, registo agudo, etc.).
É também o nome dado a cada uma das partes da extensão vocálica, acompanhadas por uma mudança de timbre específica: registo grave (voz “de peito”), registo agudo (voz “de cabeça”) e falsete.
É o nome dado a todas as configurações dum instrumento para que se obtenha um timbre específico (por ex.: os registos do cravo, os registos do órgão, os registos do sintetizador, etc.).

Extensão vocal refere-se ao conjunto de todas as notas que um cantor consegue articular, independente da qualidade dessa articulação. A extensão tem, portanto, uma abrangência maior que a tessitura. Enquanto que a extensão representa todas as notas fisicamente realizáveis, a tessitura refere-se às notas mais apropriadamente realizadas no que tange a qualidade da emissão. Sendo assim, um cantor poderá articular notas fora de sua tessitura mas jamais realizará notas fora de sua extensão vocal.




Por: Elaine Meireles
Fontes: Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário